Dj White

Don´t Stop the Music
  Jorge Branco aka Dj White, iniciou a sua carreira como Dj profissional/residente no inicio da década de 80 embora, ainda em finais dos anos 70, tenha animado inúmeras festas de garagem , em plena era "Disco-Sound", pré-New Wave. As "velhinhas" cassetes e o vinil (mais os álbuns e os singles que os maxis, estes, ainda pouco comercializados em Portugal) dominavam as cabines dos Djs. Os pratos com pitch eram "mentira", embora lá por fora aparecessem os primeiros modelos do lendário Technics 1200. Por estas alturas, o CD ainda fazia parte da ficção cientifica.


   As noites torrejanas de então (77, 78 e 1979), eram lideradas pela discoteca Bobs, casa pequena (cabia integralmente na pista de dança da actual Emotion) mas com muita "alma" e onde decorreram alguns dos melhores concursos de dança da região.  Dj Mafra e Jorge Miguel, eram os Djs de serviço, apresentando ao público torrejano algumas relíquias importadas através de "mão amiga" por Alfredo Serra (o gerente). Foi aqui, bem como no Dom Papagaio de Mira d´Aire (outra casa marcante para toda uma geração), que Dj White tomou conhecimento com as sonoridade Disco e Funky que chegavam tanto de Inglaterra como dos USA. Village People, Kool & the Gang, Earth Wind & Fire e Michael Jackson (quando ainda era negro), escutados e dançados em primeira mão. Foi também neste espaço que Jorge Branco deu os seus primeiros passos como Dj (de discoteca), com uma mesa de mistura e dois "pratos" na cabine, mesmo sem o tal pitch.  

  Pelo meio (em 1984/85) é também Dj convidado na extinta Pim Pim em Tomar, outra das discotecas marcantes da década de 80 no distrito de Santarém. No inicio dos Anos 90 e após a sua saída da Fame ClubDj White é convidado para residente no Lagar, na Golegã, onde permanece pouco mais de 1 Ano. Em 1993, inicia uma nova etapa na sua carreira, na lendária Swing no Entroncamento, onde permanece como residente até à data de encerramento desta casa.    Nesta enorme casa (enorme não só pela sua dimensão como também na influência na noite ribatejana), partilhou a cabine com Djs Nacionais de referência, como Dj Vibe, X-Man aka Mário Roque, Dj Jiggy, Luis e Paulo Leite, The Fox, Miguel Simões e muitos outros. 
   
  Segue-se no mesmo espaço e a abrir o Ano 2000, a KO, casa que pouco mais de 6 meses após a sua abertura sofre um duro revés, com um incidente infeliz, de todos conhecido. Este incidente, acaba por afectar definitivamente o seu futuro, apesar de todo o empenho da sua equipa profissional.
  
  A 27 de Dezembro de 2002, inaugura em Torres Novas, a Discoteca Emotion, onde permanece até à data.  Desde as noites Remember. . . Good Times, com o melhor dos Anos 70, 80 e 90, às noites Latinas, Passagens de AnoCarnaval, passando pelo House (+ ou - comercial consoante o tipo de público presente), Dj White é um Dj versátil, procurando ir ao encontro dos gostos do grande público, através da experiência e conhecimentos musicais adquiridos ao longo de mais de 3 décadas de carreira. 

   Sensivelmente 3 anos mais tarde, em Abril de 1985, e desde a 1ª hora, inaugura a então Rádio local de Torres Novas (20 de Abril de 1985), com as primeiras emissões conduzidas por Costa Marques, o já falecido Padre Amílcar Fialho, Fernando Dinis Alves e Alexandre Sales. Aqui e nos primeiros anos da RLTN, realiza alguns programas que ficaram para a história desta rádio; "O ritmo da Música", "Os 20 Mais", "Última Fila" e muitos outros. Durante alguns anos participou nesta rádio como simples colaborador e apresentador, assumindo a  partir dos Anos 90, o papel de Funcionário desta estação (agora Torres Novas FM), sendo actualmente o responsável pela Programação e Informação.


  Depois de uma passagem pela já extinta Galáxia (no Entroncamento e verdadeiramente a primeira "coisa" parecida com uma discoteca a sério na região), inaugura a 10 de Junho de 1983, a Discoteca Fame Club em Torres Novas, onde permanece como residente até ao inicio dos Anos 90. Apesar do seu tamanho (era de facto de pequena dimensão, embora não muito mais que outras existentes actualmente na região) tinha uma cabine de luxo para aqueles tempos, apresentando os primeiros Technics SL-1210 Mk2 no distrito de Santarém. Finalmente era possível começar a "misturar" a sério, algo até então impensável.

   De saída da  KO, Dj White regressa a Torres Novas, ingressando na Destilaria, onde permanece cerca de 1 Ano. Após esse período, em 2001/2002, é também residente em Lisboa, no Cool Café, na antiga Expo. 

   Ao longo da sua residência na maior discoteca de Torres Novas, tem o prazer de trabalhar com alguns músicos, cantores e Djs de topo mundial como Robin S, Kim Cooper, Jaba, Gary Nesta Pine, Juan Magan, Bodytalk, Hallux, Sebastian Gamboa, Massivedrum, Maddox, Oskar Dj, Tommy Guitar, La Mouche, Nelson Freitas e muitos outros.

Das pistas de dança para a rádio


  Como Locutor/Realizar de rádio, iniciou a sua actividade radiofónica no extinto RCE/Entroncamento, ao lado de Joaquim Raimundo/Quitó, em 1982, ainda no tempo das "chamadas" Rádio Piratas.  Aproveitando a sua experiência como Dj de "discoteca", Dj White dava a conhecer semanalmente no "Som Funktástico" as grandes novidades da música de dança de então. "Bons velhos tempos", em que, com material arcaico e quase artesanal se começavam a dar os primeiros passos para uma "nova" rádio em Portugal.
  Em 1985, Torres Novas passa também a contar com a sua Rádio Local e, desde o primeiro dia, Dj White ou Jorge Branco faz parte da sua equipa, onde ainda hoje permanece, agora também como sócio/gerente da Torres Novas FM. "Os 20 Mais", "Última Fila", "O ritmo da música" e mais recentemente "Atualidade Desportiva" e "Usados com garantia", são alguns dos programas que aqui realiza ou já realizou.